Programa de Certificação Ovos Plus Quality

Programa de Certificação Ovos Plus Quality

Realização:

OCP

Veja sobre as últimas notícias, blogs, Fotos e Vídeos

 Use o formulário para entrar em contato conosco

ASGAV ATENDE AVICULTOR COM CERTIFICAÇÃO PARA SISTEMAS ALTERNATIVOS DE PRODUÇÃO

ASGAV ATENDE AVICULTOR COM CERTIFICAÇÃO PARA SISTEMAS ALTERNATIVOS DE PRODUÇÃO

Lançado em janeiro deste ano, o Ovos Plus Quality é mais um grande passo da avicultura gaúcha na busca pela qualidade, em sintonia com a legislação de bem-estar animal e produção sustentável.

Os avicultores já dispõem do Ovos Plus Quality, o programa de certificação de qualidade criado pela Associação Gaúcha de Avicultura, especialmente voltado à adequação a sistemas de produção de ovos que atendem às normas de bem-estar animal e produção sustentável.

O programa OPQ de certificação, lançado em janeiro e estudado durante dois anos pela equipe da Asgav, foi gestado em parceria com o Senai e apoio de entidades oficiais de fomento à pesquisa. Com ele, o avicultor terá ferramentas de qualificação para atender às exigências desse novo tempo na avicultura de postura. Segundo José Eduardo dos Santos, presidente executivo da O.A.RS – Asgav/Sipargs – e coordenador geral do Programa Ovos RS e Certificadora OPQ, é preciso estar em sintonia com a realidade, o que hoje supõe preparar-se para os desafios da avicultura voltada ao bem-estar animal, atendendo aos anseios, também, de um consumidor mais conectado com formas sustentáveis de produção dos alimentos.

“Ainda que o mundo tenha 89% de sua produção de ovos em sistemas de gaiola, crescem de forma acelerada os sistemas alternativos de produção. E não podemos esperar tudo mudar para só depois desenvolver ferramentas para nos adaptar”, argumenta o executivo. “O que o O.P.Q. está oferecendo neste momento é uma ferramenta opcional àqueles que desejam iniciar seu processo de adequação ou que já possuem produções em sistemas livres de gaiola, permitindo a valorização e diferenciação de seus produtos, que têm, sabidamente, um maior custo de produção.”

Consultora técnica do Programa Ovos RS e da Certificadora OPQ, a zootecnista Raquel Melchior comenta que a certificadora da Asgav oferece apoio técnico, científico e institucional ao avicultor e que serão certificadas criações convencionais (desde que respeite ajustes na densidade de alojamento e critérios de bem-estar), cage free (aves livres de gaiola), free range (aves que acessam a área externa), caipira (ave na área externa com alimentação segundo normas da ABNT) e a produção de ovos de codorna, tanto em gaiolas como criadas soltas. “Nosso objetivo é certificar boas práticas de produção, bem-estar animal, respeito às normas vigentes para cada sistema de criação, rastreabilidade, qualidade e inocuidade de ovos de galinha e de codorna produzidos e comercializados in natura, visando expandir o mercado brasileiro de ovos e atender, também, ao mercado externo.”

O PRODUTOR E O CONSUMIDOR

Na prática, o Programa de Certificação Ovos Plus Quality da Asgav vai avaliar o sistema de produção da granja como um todo e cada etapa em detalhes. Na outra ponta, o programa atenderá o consumidor, mostrando como é produzido o ovo que ele está adquirindo e todos os cuidados que o produto recebeu até chegar ao ponto de venda. Informações que estarão prontamente disponíveis através da leitura do QRCode no selo OPQ presente nas embalagens de ovos certificados.

A comunicação é fundamental no processo de esclarecimento do avicultor e sensibilização do consumidor, o que tem sido feito de forma permanente e competente pela equipe da Asgav. A resposta já está chegando. “Tivemos vários interessados, muitos acessos aos nossos materiais, trocas de informações e algumas emissões de orçamentos oficiais. Estamos com tratativas avançadas para certificar nossos primeiros estabelecimentos”, informa José Eduardo.

As auditorias de certificação são conduzidas por auditores autônomos sob gestão do Organismo de Certificação OCP-SENAI, garantindo a isonomia do processo. Embora tenha sido criado pela Associação Gaúcha de Avicultura, o OPQ é um programa de certificação que contempla todas as legislações federais para o segmento de ovos, o que o qualifica para atender, também, produtores de outros estados que queiram adotá-lo para certificar suas granjas.

No site www.ovosplusquality.com.br o avicultor pode conhecer todas as etapas do processo de certificação do OPQ, bem como todos os critérios técnicos que serão avaliados durante a auditoria de certificação. E também simular os investimentos necessários.

POR QUE O OPQ É ESPECIAL

O programa de certificação da Asgav é diferente porque foi criado para atender especialmente à avicultura de postura. Mas ele tem outros diferenciais também. Confira.

  1. O organismo de certificação autônomo realiza as avaliações junto aos estabelecimentos mantendo a isonomia do processo.
  2. Realiza avaliação completa e adequada aos diferentes sistemas de produção (áreas de alojamento das aves, fábrica de ração, sala de classificação, gestão da qualidade e rastreabilidade dos produtos).
  3. Certifica sistemas convencionais de produção considerando aspectos de bem-estar animal e sanidade.
  4. Define padrões e certifica criações em sistema cage free e free range.
  5. Avalia e certifica produção de ovos de codorna.
  6. Disponibiliza consultoria para certificação de produção orgânica.
  7. Toda a metodologia de avaliação e critérios técnicos foram baseados em legislações vigentes e orientações da OIE (a Organização Mundial de Saúde Animal), bem como, considera práticas e particularidades do setor produtivo.
  8. Toda a metodologia foi submetida ao conhecimento e avaliação do Serviço Oficial (MAPA e SEAPDR) e à instituição com cadeira na OIE, o IEC – International Egg Commission.
  9. Realiza avaliações documentais e in loco.
  10. Durante o processo de certificação os estabelecimentos são avaliados por auditores autônomos sob gestão do organismo de certificação e recebem suporte técnico da equipe interna do OPQ para dúvidas e esclarecimentos.
  11. Realiza monitoramento da qualidade dos produtos com selo junto aos pontos de venda, orientando os estabelecimentos certificados a adotar medidas, quando necessário, buscando qualidade e inocuidade dos ovos oferecidos aos consumidores.
  12. As diretrizes e requisitos técnicos deste programa de certificação serão apresentados para o mercado externo, valorizando os estabelecimentos certificados.
  13. Comunicação estratégica que informará potenciais consumidores (desde grandes redes de consumo até o consumidor final) sobre o Programa de Certificação OPQ e os estabelecimentos certificados.
  14. Site e mídias sociais OPQ são fontes de informação para estabelecimentos e para consumidores e promoverão a interação entre eles.
  15. A certificação OPQ pode ser instrumento de comprovação dos critérios atendidos permitindo diferenciar a produção livre de gaiolas como exigido no RIISPOA (Art. 446 A e B).

 

FONTE: A hora do Ovo – Edição 105; pgs 34-35

Acesso em: https://ahoradoovo.com.br/revista/edicao-105

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

WhatsApp

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre a política de privacidade.