Programa de Certificação Ovos Plus Quality

Programa de Certificação Ovos Plus Quality

Realização:

OCP

Veja sobre as últimas notícias, blogs, Fotos e Vídeos

 Use o formulário para entrar em contato conosco

BEM-ESTAR ANIMAL NA PRODUÇÃO DE OVOS, O QUE ESTÁ POR VIR?

Tema recorrente nas ações promovidas por Organizações não Governamentais, o bem-estar animal cada vez mais é alvo do interesse dos consumidores e exige a atenção dos produtores.

A temática sustentabilidade ambiental e impactos promovidos pela produção dos alimentos ao meio ambiente faz parte da agenda das empresas há muito tempo e a preocupação com o Bem-Estar dos animais de produção tem ganhado espaço, seja por demandas diretas dos consumidores, seja por mercados importadores mais exigentes como a União Europeia.

No final do mês de maio/21 houve a apreciação na Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE do texto abordando o bem-estar de galinhas poedeiras. Na ocasião, apesar de o texto ser considerado possível de aplicação no contexto produtivo dos países signatários, houveram manifestações de países que julgaram o texto ainda restritivo a sua realidade e outros países, especialmente os europeus, que consideraram que o texto proposto não trazia avanços no tema. Desta forma, em votação oficial não houve proporção suficiente de votos para a aprovação e as discussões devem continuar.

Como um efeito dominó, já em junho/21 a Comissão da União Europeia aprovou o texto de iniciativa popular que defende “o fim da era da gaiola”. Encabeçada por organizações não governamentais de proteção e defesa dos animais, o texto obteve mais de 1,4 milhão de assinaturas de cidadãos europeus que querem legislações e ações que promovam o bem-estar dos animais de produção. Com a aprovação deste texto o Parlamento Europeu comprometeu-se a desenvolver um plano de transição, até o final de 2023, promovendo a gradual redução do uso de gaiolas em sistemas comerciais de produção animal até o total banimento a partir de 2027.

Tendo em vista que as regras devem ser estendidas também as importações de produtos de origem animal, tal decisão pode afetar o Brasil que possui relação comercial com países europeus e que busca ampliar o comércio com este importante mercado. As regras de banimento de gaiolas nos sistemas de produção devem incluir todos os tipos de produção animal, sendo mais crítico para a produção comercial de ovos, haja vista, o sistema produtivo clássico ser baseado no alojamento das aves em gaiolas.

Acompanhando todo este movimento, desde o início das discussões do texto base sobre o bem-estar de poedeiras, a Associação Gaúcha de Avicultura e o Programa Ovos RS estão cientes das dificuldades enfrentadas pelos produtores de ovos neste momento. Para dar suporte e valorizar os estabelecimentos produtores que já estão se adequando a esta nova realidade, a entidade dispõem agora do Programa de Certificação Ovos Plus Quality. Esta certificação foi desenvolvida considerando todas as legislações nacionais vigentes e aplicáveis a produção e comércio de ovos, recomendações e legislações internacionais para contemplar bem-estar das aves e, portanto, é uma boa opção para os estabelecimentos produtores que querem se preparar para as mudanças próximas. Através do selo de certificação OPQ (QRCode) o consumidor tem acesso a informações relevantes sobre os cuidados empregados ao longo de todos as etapas de produção para a obtenção de ovos de qualidade, respeitando a saúde e bem-estar das aves, além de entender as diferenças dos sistemas de produção de ovos. Apesar de ser um Programa de Certificação de propriedade de uma entidade que representa a indústria e produção de ovos, o Ovos Plus Quality contratou o Organismo de Certificação OCP-SENAI/RS para realizar as auditorias de avaliação de forma independente, garantindo a isonomia do processo.

Conheça mais sobre esta alternativa para adequação e valorização da produção de ovos no site www.ovosplusquality.com.br e redes sociais (instagram e facebook/ovosplusquality).

 

Fonte: Comunicação ASGAV&OVOS RS

Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 – comunicacao@asgav.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

WhatsApp

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre a política de privacidade.