Programa de Certificação Ovos Plus Quality

Programa de Certificação Ovos Plus Quality

Realização:

OCP

Veja sobre as últimas notícias, blogs, Fotos e Vídeos

 Use o formulário para entrar em contato conosco

COMPROMISSOS COM OVOS LIVRES DE GAIOLA

COMPROMISSOS COM OVOS LIVRES DE GAIOLA                                             

Há um movimento global incentivando e pressionando para que os sistemas de produção animal adotem práticas e instalações produtivas que melhorem as condições de vida e o bem-estar dos animais. Este movimento, que se restringia ao âmbito de atuação das ONG’s passou a ser fator de decisão de muitos consumidores e está sendo, aos poucos, incluído na definição de legislações.

Aos que ainda acreditam que este movimento está restrito ao continente Europeu, onde as questões de bem-estar animal estão muito mais avançadas e implementadas, se engana. Muitas empresas e redes de distribuição, com atuação global ou apenas no Brasil já fizeram seus anúncios relacionados ao bem-estar animal. Podemos citar como exemplos a rede Zaffari de supermercados que anunciou compromisso de distribuir em suas lojas apenas ovos oriundos de sistemas de produção livres de gaiola a partir de 2028, assim como sua concorrente Walmart. No mesmo caminho, o gigante Carrefour anunciou que, em suas lojas brasileiras a partir de 2025, as marcas próprias de ovos serão totalmente provenientes de sistemas livres de gaiolas e a partir de 2028, 100% dos ovos distribuídos em suas lojas deverão ser de sistemas livres de gaiolas. Grandes empresas como a BRF já estão utilizando em seus produtos processados apenas ovos provenientes de sistemas livres de gaiola, assim como a Barilla do Brasil (indústria de massas e biscoitos).

Estes são apenas alguns exemplos dos múltiplos compromissos já anunciados aqui no Brasil.

Algumas legislações e regulamentações estão sendo discutidas para assegurar mínimas condições de bem-estar para os animais de produção e assim, atender as novas demandas dos consumidores.

Podemos mencionar o compromisso assumido pelo Parlamento Europeu, em apresentar até 2023 um plano de transição prevendo até 2027 o banimento total de seu território, da produção e comércio de produtos de origem animal em sistemas que utilizem gaiolas. Destacamos também que, apesar de não haver uma legislação nacional, já são pelo menos 09 Estados Americanos que publicaram legislações com prazos para banir o sistema de produção de ovos em gaiolas de seus territórios.

Aqui no Brasil, algumas iniciativas legais para cada vez mais incentivar a disponibilidade de ovos produzidos em sistemas livres de gaiola também estão surgindo. Para exemplificar citamos Projeto de Lei (nº 138 de 2022) apresentado no Legislativo de São Paulo prevendo a preferência para ovos produzidos em sistemas livres de gaiola nos processos licitatórios do Estado. Este projeto prevê, de forma gradativa, chegar a um percentual mínimo de 70% dos ovos adquiridos em processos licitatórios oriundos de sistemas livres de gaiola.

Acompanhando este movimento e percebendo a necessidade de dar mais credibilidade e orientações técnicas aos produtores que optam por sistemas de produção livres de gaiola, a ASGAV e Programa Ovos RS criaram o Programa de Certificação Ovos Plus Quality. Esta certificação, desenvolvida pelo setor produtivo com apoio de técnicos e pesquisadores do setor, está baseada na legislação vigente e em recomendações internacionais, prevendo critérios técnicos para assegurar o bem-estar e a saúde das aves, a qualidade e a inocuidade dos ovos. A idoneidade do processo é garantida pelo Organismo de Certificação OCP-SENAI RS (acreditado junto ao INMETRO) que, através de seus auditores independentes realiza de forma autônoma todo o processo de certificação dos estabelecimentos.

Para os estabelecimentos produtores interessados em produzir de acordo com a legislação em vigor, garantir o bem-estar das aves e valorizando seus produtos frente a um mercado consumidor cada vez mais exigente, a certificação Ovos Plus Quality é uma ótima opção. Convidamos todos a visitarem nosso site www.ovosplusquality.com.br, conhecerem nossos materiais técnicos e esclarecer eventuais dúvidas através de nossos contatos (atendimento@ovosplusquality.com.br).

O bem-estar animal é uma realidade no mundo e no Brasil, venha conosco preparar sua produção e destacar seus produtos para os consumidores.

Fonte: Comunicação ASGAV&OVOS RS

Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 – comunicacao@asgav.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

WhatsApp

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre a política de privacidade.