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PROJETO PARA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE OVOS

PROJETO PARA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE OVOS

A organização Egg Farmers of Canada (Produtores de Ovos do Canadá) divulgou seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, descrevendo como os produtores de ovos estão investindo e implementando tecnologias e práticas sustentáveis. O Relatório também cobre iniciativas e programas que apontam novas oportunidades para o futuro.

Por Treena Hein

O primeiro Relatório de Sustentabilidade da EFC – Egg Farmers of Canada (Produtores de Ovos do Canadá) foi lançado. Acima de tudo, ele estabelece um plano, diz o presidente da EFC, Roger Pelissero, “de como podemos desenvolver nossas práticas atuais à medida que fazemos nosso setor crescer, colocando a criação de ovos na vanguarda da agricultura sustentável”. O relatório cobre muitos temas importantes. Além disso, estabelece o compromisso da EFC com a sustentabilidade, apresenta formas concretas pelas quais os produtores de ovos estão fazendo mudanças e destaca os avanços recentes na indústria canadense de ovos. Antes de mergulhar em alguns detalhes, aqui está uma visão geral rápida do progresso de longo prazo feito na produção de ovos no Canadá.

Em comparação com cinco décadas atrás, 50% mais ovos estão sendo produzidos no Canadá, enquanto a pegada ambiental geral do setor é quase 50% menor. A pesquisa descobriu especificamente que entre 1962 e 2012, os produtores de ovos canadenses reduziram o uso de energia em 41% e o consumo de água em 69%. A adoção de tecnologia, como ajustes automáticos no ambiente do aviário, desempenhou um papel importante, assim como as técnicas agrícolas de precisão. Em 2015, a EFC realizou uma avaliação do ciclo de vida (LCA) para entender mais precisamente como a produção de ovos afeta o meio ambiente em termos de uso de recursos e emissões. “Os produtores de ovos canadenses reduziram as emissões de gases do efeito estufa, o aquecimento e o uso de eletricidade e cada vez mais usam lâmpadas LED, energia renovável e outras eficiências”, acrescenta o CEO da EFC, Tim Lambert. “A genética continua a melhorar e as empresas de rações estão trabalhando para melhorar a digestibilidade, o suporte ao sistema imunológico e muito mais”.

Iniciativas atuais

A EFC está agora trabalhando no lançamento de uma nova forma de informar a atividade de sustentabilidade e a tomada de decisões para produtores de ovos no Canadá e, potencialmente, em outros países – a Ferramenta Nacional de Sustentabilidade Ambiental (NEST – National Environmental Sustainability Tool). Espera-se que chegue às fazendas em 2022. “Já fizemos um benchmarking de onde estávamos em termos de dezenas de parâmetros de sustentabilidade”, diz Lambert. “Agora, estamos focados em como podemos continuar a fazer melhor. Sob a orientação do Dr. Nathan Pelletier, a NEST oferecerá aos produtores uma ferramenta de análise sofisticada com a capacidade de comparação com outras fazendas em sua região e em todo o país”. Como parte de seu compromisso com a sustentabilidade, a EFC apoia uma rede de grupos de pesquisa, incluindo o Dr. Nathan Pelletier da Universidade da Colúmbia Britânica (University of British Columbia).

Lambert acrescenta – que devido aos produtores de ovos coletarem uma grande quantidade de dados sobre o uso de energia, consumo de ração, uso de água, mortalidade, saúde e assim por diante – “o que estamos fazendo [com o NEST] está facilitando a agregação dessas informações de forma anônima, para que os produtores possam ver onde eles se encaixam no espectro mais amplo de uso de energia, por exemplo, e considerar opções para economizar mais”. No entanto, Lambert explica que, uma vez que a produção de ovos é indiscutivelmente a proteína animal com o menor impacto ambiental e os produtores de ovos já são líderes na produção de alimentos sustentáveis, a diferença entre os produtores no topo e na base de parâmetros como o uso de eletricidade “é certamente menor do que nunca e está diminuindo a cada ano”. Ele acrescenta que todas as fazendas de ovos no Canadá também seguem os mesmos padrões de bem-estar animal e segurança alimentar e são todas inspecionadas e auditadas.

Em 2021, a EFC também deve lançar uma Coalizão Canadense para Ovos Sustentáveis (Canadian Coalition for Sustainable Eggs). Esta iniciativa permitirá que a indústria explore oportunidades para melhorar ainda mais a sustentabilidade, e a EFC está atualmente examinando quem deve ser abordado para a adesão. Lambert diz que atuará principalmente como um grupo de brainstorming e análise.

Atividades internacionais

Além disso, Pelissero e Pelletier fazem parte do Grupo de Especialistas em Sustentabilidade Ambiental da International Egg Commission (Comissão Internacional de Ovos), que começou em 2020. “Tínhamos um grupo de trabalho de sustentabilidade com um amplo foco, presidido por mim nos últimos anos, mas queríamos estabelecer um grupo separado de especialistas em sustentabilidade, bem como um centro internacional de nutrição de ovos”, disse Lambert. “À medida que a nutrição do ovo e o papel dos ovos como fonte de proteína sustentável se tornam mais conhecidos em todo o mundo, melhor para todos nós”.

De fato, outro aspecto valioso da sustentabilidade para os produtores de ovos do Canadá é o envolvimento da comunidade. Os produtores de ovos canadenses doam para bancos de alimentos, programas de café da manhã em escolas e outras organizações em todo o Canadá. Eles também apoiam a Heart for África, uma fazenda de ovos e orfanato na Suazilândia que, desde 2014, produziu e alimentou crianças com mais de seis milhões de ovos. Há 275 crianças morando no orfanato que comem ovos todos os dias e, além disso, ovos cozidos são distribuídos diariamente para a comunidade em geral por meio de uma rede de igrejas e escolas.

Redes sociais e o público

A EFC apregoa a sustentabilidade de seus produtores canadenses por meio de ampla atividade nas redes sociais, mídia tradicional e de outras maneiras. “É importante continuar a desenvolver essa consciência”, diz Lambert. “Percorremos um longo caminho, mas ainda temos um longo caminho pela frente. Precisamos comunicar que o setor está comprometido em fortalecer nossa abordagem… Toda a indústria agrícola precisa fazer isso”. Na visão de Lambert, a sustentabilidade é fundamental para o sucesso na indústria canadense de ovos. “Estamos comprometidos com a melhoria contínua e a estabilidade de nossa indústria, criada pela gestão de suprimentos, que nos permite fazer melhorias e investir em novas tecnologias”, afirma. “É a coisa certa a fazer e também é bom para os negócios. Os consumidores esperam sustentabilidade. Sem ela, não podemos ter a confiança do público”.

Atualização de sustentabilidade da Chicken Farmers of Canada (Criadores de Frango do Canadá)

A Chicken Farmers of Canada (CFC) também deu muitos passos para impulsionar a sustentabilidade. Por exemplo, a CFC já implementa iniciativas como segurança alimentar nas fazendas e programas de cuidado animal e, há dois anos, realizou sua primeira avaliação do ciclo de vida (LCA) para frangos canadenses. A CFC está usando os resultados de LCA para definir metas ambientais. “O que sabemos é que grandes ganhos podem ser obtidos nas extremidades a montante e a jusante do setor de frango – ração, que representa 35% da pegada de carbono, e embalagem, por exemplo”, explica a Dra. Christine Power, diretora da CFC para Cuidado Animal e Sustentabilidade.

A CFC também criou financiamento para um projeto de pesquisa sobre o uso de energia dos aviários ou o manejo de dejetos. Além disso, a organização se juntou a uma coalizão de parceiros no setor agroalimentar canadense para desenvolver o Índice Nacional de Desempenho Agroalimentar. Por meio de sua participação, a CFC complementará seu conhecimento sobre o potencial de redução de carbono no setor de frango e discutirá o desenvolvimento de padrões usados pelas partes interessadas no setor agroalimentar.

Os produtores canadenses de ovos reduziram o uso de energia em 41%, ao mesmo tempo em que geram energia por meio de painéis solares.

 Texto original disponível em: Poultry World Volume 37 – nº 3 – 2021

Fonte: Comunicação ASGAV&OVOS RS

Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 – comunicacao@asgav.com.br

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